Veja mais

3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz

 

 

A 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018) foi realizada entre 13 e 16 de março de 2018 no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

 

Entre as autoridades, participaram o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, representando o governador José Ivo Sartori, que estava viajando; e pela ALRS o deputado estadual Edgar Pretto.

 

Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou a conferência. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015).

O Irga é um dos patrocinadores da conferência, ao lado Embrapa, as secretarias estaduais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura, entre outras entidades.

 

O evento teve 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro).

 

No último dia do encontro ocorre a Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), em Viamão. O local foi escolhido para a solenidade por cultivar 1.600 hectares de arroz orgânico, com gestão de irrigação realizada pela AAFISE em convergência aos interesses e diretrizes da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pacheco/Sema.

Please reload